sábado, 25 de julho de 2009

Eliminador

Criado por Denilson Reis (editor do fanzine Tchê) em 1988, a concepção gráfica do Eliminador ficou a cargo de Daniel HDR. A primeira hq, com texto de Denilson e arte de Daniel, intitulada "O Eliminador" foi publicada no mesmo ano, na Quadrante Sul número 01.

Em 1990, foi lançado o fanzine "Tchê Especial: Eliminador", que trazia sua segunda hq, "A Volta do Eliminador", também com texto de Denilson e arte de HDR. Também foi publicada nesta edição especial uma história de duas páginas desenhada por Jadson, artista que hoje trabalha para grandes editoras dos EUA, que se passa antes do policial Hamilton tornar-se o Eliminador. Uma terceira hq chamada "Eliminador X Eliminador", com texto de Denilson, lápis de Alex Doeppre e arte-final de Jerônimo Souza e Marcelo Tomazi foi publicada no Big Zine 11 (editado por Marcelo Tomazi), em junho de 1993. Também nesta edição foram republicadas as duas primeiras hq's do Eliminador.

O personagem seguia os estereótipos em voga na época em que foi criado, justiceiros urbanos ao estilo dos que eram personificados por Stallone e Schwarzenegger no cinema. Hamilton Andrade é a identidade secreta do Eliminador, um ex-policial com um bom currículo na corporação. É seqüestrado por um cartel criminoso e submetido a lavagem cerebral para tornar-se um assassino a serviço deste grupo. Depois de recuperar sua memória, parte para a vingança contra aqueles que o subjugaram.

As histórias do Eliminador se passam no Rio Grande do Sul, sobretudo em Porto Alegre, mas elementos fictícios foram adicionados para manter o tom de fantasia e aventura.


O Eliminador foi um dos personagens "ressuscitados" para fazer parte do mix da edição de retorno da Quadrante Sul, mas agora com uma nova equipe artística, composta pelos gaúchos Fabiano "Batboy" Höltz no roteiro, Marcel de Souza na arte e Diego Müller no letreiramento. O resultado é a hq "Aceita Uma Bebida?", que traz o reencontro do personagem com um velho inimigo.

Nenhum comentário: