segunda-feira, 21 de julho de 2014

PREVIEW QUADRANTE SUL 06: HQ DO CAÇADOR

Arte de Sérgio Gama & João Paulo Vieira
Mais uma amostra da revista Quadrante 06, a HQ do Caçador. A revista tem lançamento oficial, sessão de autógrafos e venda na 4ª Multiverso ComicConRS, que ocorre dias 23 e 24 de agosto de 2014, em Porto Alegre/RS.

Willianson Kaddeman, O Caçador, foi criado em 1988 por Marcelo Tomazi e publicado pela primeira vez em junho de 1991. Foi registrado na Escola de Belas Artes da UFRJ em 05 de Janeiro de 1993.

Editor do Novidade e do Big Zine, Marcelo tornou-se fanzineiro após conhecer o zine Tchê, de Denilson Reis, na segunda metade dos anos de 1980. O Caçador é sua criação mais conhecida. O personagem passou pelas mãos de vários roteiristas e desenhistas, como Carlos Fernando Ferreira, que já produziu para a Marvel e a DC Comics. É de sua autoria "Dias de Vingança", publicada no Big Zine em 1991, com arte-final de Marcelo.

Em julho de 1992, Marcelo publicou o Caçador em título próprio com capa colorida. Nele foi publicada a minissérie "Terrorismo no Oriente", escrita por Jerônimo de Souza e Marcelo, com arte de Jerry Adriani, Alex Stürmer e Daniel HDR.

Em 1993, a HQ "Almas Corrompidas", com dezesseis páginas, teve roteiro de Marcelo e arte de Márcio Sennes Pereira, onde o Caçador aparentemente morreu após um confronto com seu arquiinimigo Judas Priest. Foi publicada numa edição especial do Zine HQ, de Daniel Santos.

Em 1994, Marcelo interrompeu a continuidade do Caçador, porém, Daniel Santos, entusiasta do personagem, produziu a HQ "BAM!", onde o Caçador ressurge como traficante nos morros cariocas, atuando ao lado do Saltador (personagem de Daniel). Algumas páginas foram desenhadas por Daniel HDR e Volnei Matte. Esta HQ foi republicada no fanzine Tchê número 34 (lançado no inverno de 2005). São desta época também algumas HQs alternativas produzidas por Carlos Henry.

O Caçador reapareceu em "O Filho do Caçador", escrita por Jerônimo de Souza e desenhada por Geraldo Abelardo, HQ publicada na revista Hangar - A Casa das Máquinas 02, editada por Jerônimo em 2007.


Encontrou-se com o Alfa, personagem de Daniel HDR, na HQ "Estranhos Invasores", publicada no quarto número da revista Quadrante Sul. Retorna no sexto número da revista, a ser lançado em agosto, na HQ "Redenção", com texto e lápis de um de seus primeiros desenhistas, o baiano Sergio Gama. A arte-final ficou por conta do mineiro João Paulo Vieira. Na história, protagonizada pelo Caçador versão 1990, um assassino psicopata e fanático religioso causa problemas ao personagem.

2 comentários:

Sávio Christi disse...

Mano Quadrante, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

Bom, abraços e até mais então!

Sávio Christi disse...

Certo, meus parabéns!